segunda-feira, abril 18, 2011

Eli Malvina Heil

Na tarde de hoje foi apresentado pelos alunos do 3º ano 2 na aula de artes da professora Juliane as releituras de "O Passaro", obra da artista Eli m. Heil de 1963. Eli Malvina Heil nasceu em 1929, na cidade de Palhoça, Santa Catarina. Viveu sua infância e juventude no município vizinho de Santa Amaro da Imperatriz, tornando-se professora de educação física. Oportunamente, mudou-se para Florianópolis, onde lecionou em um colégio da capital, antes de dedicar-se integralmente à atividade artística.

Pintora, desenhista, escultora, ceramista, tapeceira e poeta, participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Realizou um trabalho único, de difícil classificação, que na XVI Bienal Internacional de São Paulo foi catalogado como “Arte Incomum” (Art Brut). “A arte para mim é a expulsão dos seres contidos, doloridos, em grandes quantidades, num parto colorido”.

Em seu processo de criação utilizou os mais diversos materiais (saltos de sapato, tubos de tinta, canos de PVC, etc.) e inventou inúmeras técnicas.

Sua obra constitui-se de mais de dois mil trabalhos e seu acervo pode ser visitado no Museu Mundo Ovo, que fica situado em Santo Antônio de Lisboa, na em Florianópolis.

Fonte:wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos